Blog

Conselho de classe: aprenda como organizar

conselho de classe, curso a distância, plataforma ead

O conselho de classe faz parte da estrutura organizacional das instituições de ensino, essencial para avaliar a aprendizagem, e também pode ser aplicado para os cursos a distância na plataforma EaD.

Nele são discutidas questões importantes sobre o desempenho dos alunos, dos professores e da educação oferecida pela escola, buscando soluções para corrigir problemas.

As principais pautas do conselho de classe são a reprovação de alunos e o abandono dos estudos, problemas recorrentes no Brasil que precisam ser solucionados. Conforme dados da Unicef, 2,1 milhões de estudantes foram reprovados e mais de 620 mil abandonaram a escola em 2019.

Portanto, identificar as causas desses problemas periodicamente no conselho de classe, é fundamental para ajudar esses alunos e melhorar o ensino da escola, diminuindo, assim, a reprovação e evasão escolar.

Confira no post de hoje como organizar o conselho de classe!

O que é conselho de classe?

O conselho de classe consistem em uma reunião entre toda a equipe escolar, para avaliar todo o processo educativo, analisando o desempenho dos alunos e a eficácia das práticas pedagógicas.

São avaliados os resultados do período letivo e também são identificados problemas, a fim de planejar ações mais assertivas para otimizar o processo de ensino e aprendizagem.

É realizado no fim do bimestre, trimestre ou semestre, conforme a estrutura organizacional da instituição de ensino, o Projeto Político-Pedagógico e o Regimento Escolar, que contém os objetivos da escola.

O conselho de classe resulta em um plano de ação para aplicar as novas estratégias educacionais definidas, que irão nortear o trabalho docente para otimizar a aprendizagem dos alunos.

Segundo a Secretaria de Educação do Paraná, o conselho de classe é definido da seguinte maneira:

“É um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político Pedagógico da escola e no Regimento Escolar. É o momento em que professores, equipe pedagógica e direção se reúnem para discutir, avaliar as ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”.

Qual é o objetivo do conselho de classe?

O conselho de classe tem como objetivo avaliar os seguintes pontos:

  • Desempenho dos alunos;
  • Eficácia do trabalho docente;
  • Ações da gestão escolar;
  • Necessidade de atualizar as metodologias de ensino;
  • Atualizar o currículo escolar;
  • Entre outros problemas.

Esses objetivos norteiam a reunião e embasam o plano de ação para aplicar as mudanças necessárias para alcançar um resultado mais satisfatório, tendo como referência também o que foi avaliado nos períodos anteriores.

O conselho de classe é utilizado como métrica de evolução, pois cada reunião avalia um período determinado e permite comparar com as anteriores, verificando como está a implementação das soluções, se estão sendo eficazes ou se precisam de ajustes.

Como organizar a reunião?

As escolas têm autonomia para organizar o conselho de classe, desde que ele contemple as pautas essenciais e cumpra o seu propósito. Trouxemos o exemplo que a Secretaria de Educação do Paraná sugere, realizado em três momentos:

  1. Pré-conselho: levantamento de dados do processo de ensino e aprendizagem, seguido de análise comparativa do desempenho dos estudantes e do trabalho docente, resultando em um diagnóstico.
  2. Conselho de Classe: reunião em que todos os envolvidos discutem a respeito do diagnóstico e definem em conjunto as ações necessárias para favorecer a aprendizagem dos alunos.
  3. Pós-conselho: momento e que as ações definidas no conselho de classe são efetivadas.

Para promover uma gestão democrática, convide representantes das turmas para participarem da reunião, bem como pais e responsáveis, que podem contribuir com sugestões.

Todas as pautas tratadas no conselho de classe devem ser registradas em ata, com um resumo de tudo o que foi discutido e definido, para servir como comparativo das reuniões anteriores e como métrica para os processos futuros.

Para registrar a ata é preciso conter as seguintes informações:

  • Data em que foi realizada a reunião;
  • Lista com os nomes de todos os participantes;
  • Assuntos discutidos;
  • Panorama de cada série ou turma;
  • Problemas identificados;
  • Soluções propostas;
  • Plano de ação;
  • Cronograma para a aplicação das ações propostas.

Se a sua instituição de ensino trabalha com cursos a distância, é possível realizar o conselho de classe por meio de uma plataforma EaD, que possibilita reuniões online com transmissão ao vivo.

________________________________________________________________________________

A eadSimples é uma plataforma completa para realizar cursos  a distância, videoaulas, aulas ao vivo, materiais de apoio, vídeos externos, fóruns para debates, emissão de certificado e reuniões de conselho de classe!

Disponibilizamos diferentes planos com preços acessíveis, clique aqui e conheça a melhor opção para a sua escola.

Aproveite condições imperdíveis na Black November da eadSimples! Tenha sua própria plataforma EaD com até 71% Off! Clique aqui e confira!

Experimente grátis!

Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos interessantes!

Artigos Relacionados