Blog

Mentoria: 3 dicas para ser um bom mentor

mentoria, mentoria online, mentor, plataforma ead

A mentoria é muito procurada por pessoas que desejam se aprimorar profissionalmente, com os ensinamentos de um mentor experiente na área, e também pode ser aplicada na vida pessoal. Atualmente, se tornou uma profissão lucrativa e acessível, pode ser realizada a mentoria online em uma plataforma EaD.

Existem diferentes temas de mentoria, nas mais variadas áreas e modalidades, qualquer pessoa que tenha conhecimento e experiencia para compartilhar pode se tornar um mentor e monetizar seus ensinamentos. 

Vamos te apresentar as mentorias mais procuradas no artigo de hoje, e dicas para ser um bom mentor. Confira!

O que é mentoria?

Mentoria ou mentoring consiste em ensinamentos ministrados por um mentor especialista em um assunto, para pessoas menos experientes que desejam aprender mais sobre aquele tema.

O mentor influencia o desenvolvimento profissional e pessoal do mentorado, com orientações sobre como agir, o caminho a percorrer para atingir seus objetivos, os conhecimentos e habilidades necessárias, entre outros saberes importantes para a evolução.

A mentoring ajuda o mentorado a extrair o seu melhor, descobrir suas habilidades e atingir o seu potencial máximo, como mencionado em um artigo da Harvard Business Review, que comparou o trabalho de um mentor como Michelangelo abordava suas obras — o escultor italiano acreditava que já havia uma obra de arte dentro da pedra, seu trabalho era apenas revelá-la.

Quais são principais tipos de mentoria?

A mentoria pode ser classificada conforme o tema, confira os principais!

Mentoria de carreira

Na mentoring de carreira o mentor compartilha seu conhecimento e experiência com o mentorado para ajudá-lo a definir metas, resolver problemas e fazer boas escolhas referentes ao seu plano de carreira.

Negócios

A mentoria de negócios é destinada aos empreendedores que desejam aprofundar seus conhecimentos com a experiência de um especialista na área, que oferece aconselhamento, orientação e suporte para ajudá-lo a administrar e melhorar seus negócios.

Financeira

O mentor financeiro é especialista em planejamento de estratégias sobre como gastar, economizar e investir seu dinheiro. Ele te ajuda a tomar decisões financeiras mais assertivas, bem como investir, economizar e gerenciar suas finanças.

Liderança

A mentoring de liderança te ajuda a liderar uma equipe com uma orientação eficaz, através de um método para desenvolver os melhores líderes, por meio do conhecimento, erros e acertos de líderes experientes.

Quais as modalidades de mentoring?

A mentoring pode ocorrer em diferentes modalidades, conheça as principais!

Individual

A mentoria individual é a mais tradicional, em que o mentor e o mentorado participam de uma relação de mentoring pessoalmente e particular, com estrutura e prazo determinado ou conforme estabelecido por um programa formal ou por conta própria.

Em grupo

O mentor oferece orientação a um grupo de mentorados, em que a estrutura inicial do programa é apresentada, permitindo ao mentor direcionar e acompanhar o progresso, o ritmo e as atividades dos participantes.

Mentoria online

Os ensinamentos do mentor ocorre online, seja individual ou em grupo, mediada pelo uso de uma plataforma EaD. Todos os ensinamentos são compartilhados via internet, dispensa o encontro presencial.

3 dicas para ser um bom mentor

Para se tornar um mentor, independente do tipo ou modalidade, é essencial ter 3 características:

  1. Esteja sempre disponível: ofereça um contato direto para seu mentorado tirar dúvidas, compartilhar ideias e para casos de emergência; se mostre sempre atento as necessidades, apoie suas escolhas, se importe com a evolução e oriente com honestidade.
  2. Pratique a escuta ativa: de espaço para o mentorado expressar suas ideias, dificuldades e anseios, ouça com atenção e ofereça orientação.
  3. Seja analítico: sempre observe as necessidades do mentorado para oferecer respostas assertivas e aproveitar melhor o tempo, passando a ideia de que está sendo produtivo o encontro.

___________________________________________________________________

Para oferecer mentoria online, conte com a eadSimples!

Nossa plataforma EaD é ideal para realizar encontros online e compartilhar materiais, vídeos e todas as funcionalidades de um ambiente virtual de aprendizagem!

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Artigos Relacionados